(post actualizado [25/1/007 - 18h] - o blogue segue actualizado em baixo)O Directório de Bibliotecas de Portugal pretende criar para cada biblioteca portuguesa uma página descritiva online (objectivo com um patamar de exigência elevado, mas que se intenta), adoptando um formato wiki que permite a colaboração do máximo de pessoas possível. As Bibliotecas foram agrupadas em 4 divisões clássicas: Públicas, Escolares, Universitárias e Especializadas. Como sabemos algumas bibliotecas enquadram-se em mais que um grupo. O ênfase inicial de construção do Directório foi dado às Bibliotecas Públicas (e em menor grau às Escolares).
No que concerne às Bibliotecas Públicas perfaz-se no momento uma primeira fase (de muitas que se seguirão) que foi a atribuição a cada biblioteca da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas ou biblioteca municipal uma página descritiva. Umas páginas estão mais completas que outras em virtude de diversos factores: desde logo para começar a própria existência no concelho de biblioteca, a sua maior ou menor complexidade (serviços, espaços, produtos), a informação correspondente obtida até ao momento (nesta primeira fase restringiu-se quase a informação disponível na Internet), etc. O concelho que mais trabalho exigiu foi o Lisboa, pois comporta mais de 20 bibliotecas.
Estatísticas totais do Directório no momento: - possui perto de 550 páginas - foram realizadas perto de 3100 edições (adições, alterações, acrescentos, etc) - possui mais de 1900 hiperligações - possui mais de 130 fotos de bibliotecas
Clicar nos distritos para aceder às Bibliotecas PúblicasOu aceder directamente ao Directório de Bibliotecas de Portugal.
O trabalhado até ao momento, desde que Directório foi criado em 25 de Outubro de 2006, foi realizado em exclusivo por mim, mas a partir de finais desta semana será aberto à participação de quem o desejar, segundo o modelo wiki. A participação nesta fase terá que ser focada nas Bibliotecas Públicas, visto que os restantes grupos (escolares, universitárias,...) ainda estão nos primórdios. O teor das participações será verificada de modo a não terem influência negativa no desenvolvimento do Directório. Esse controle poderá assumir vários gradientes, de acordo com o tipo das participações futuras. A participação não implica qualquer registo no wiki, mas poderá ser efectuado por quem assim o desejar. A inserção de fotos implica sempre a menção da fonte. Foi criado um email especifico para quem prefira enviar-me informações ou afins sobre bibliotecas do Directório para nele ser acrescentado/modificado: directorio.bibliotecas [arroba] gmail.com
Nota 1: No momento estão a ser colocados botões de navegação no Directório (já disponíveis nas bibliotecas dos distritos de Aveiro, Beja, Braga, Lisboa e Porto)
Nota 2: Como já referi anteriormente não ganho um cêntimo com a publicidade lateral do Directório. Como o wetpaint é um serviço gratuito possui publicidade. No entanto, em breve o URL do Directório será mudado e a publicidade será excluída.
Etiquetas: Blogues Wikis e Bibliotecas, Directório de Bibliotecas de Portugal, Fontes de Informação |
Oi Fernando,
Vim ao local certo, claro... :)
eu tinha interesse em saber sobre as Bibliotecas nos Açores, mas por enquanto o wetpaint ainda está trabalhando no site.
Então...saiu uma notícia na Lusa que me deixou triste (já me bastam algumas tristezas que o Brasil me dá), sobre a Biblioteca Pública em Ponta Delgada, que não teriam luvas para os visitantes (pesquisadores, estudantes etc) manusearem livros raros etc etc...Por outro lado a boa notícia é a mesma que dás aqui sobre o site que está sendo construído. O "problema" veio à tona por meio de outra notícia: um exemplar do "Os Lusíadas". Tens mais alguma informação sobre o facto? A minha curiosidade é sobre a extensão da vericidade.
bai